... ...

Legislação



Em 1994, o Decreto nº 21.231 da SES/RJ, autorizou o LCR e o IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria para emissão de laudos técnicos de aprovação das instalações radiológicas situadas no estado do Rio de Janeiro. Então, em 1996, foi criado o Programa de Radioproteção em Saúde para cumprir este papel, o qual foi referendado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro como referência para aferição das condições de radioproteção dos gabinetes radiológicos e odontológicos. A implantação da Portaria 453/98 veio trazer um grande avanço ao processo de qualificação dos serviços radiológicos e odontológicos, levando estas empresas a se atualizarem com relação às novas exigências.

Com a reformulação da norma foi publicada pela ANVISA a RDC 330/2019. Após um longo período de audiências públicas conduzidas pela Agência sobre o tema, chegou-se à redação final que se encontra na referida RDC, . Além de revisar as questões relacionadas com a radioproteção e a qualidade de imagem radiológica, a nova redação passou a abranger os equipamentos de ressonância magnética e de ultrassom, o que representa um grande avanço para a obtenção de bons diagnósticos.

No ano de 2020 a equipe do Programa de Radioproteção em Saúde, em conjunto com equipes de vigilância sanitária, estará conduzindo estudos de adequação metodológica, conforme previsto no artigo 84 da RDC.



Avisos para Raio-X



Acompanhantes

Aviso aos acompanhantes sobre permanência no
interior da sala durante exame

Download
Mulheres Grávidas

Informarem ao médico ou técnico antes do exame          


Download
Luz Acesa

Quando a luz vermelha estiver acesa a entrada é proibida (para odontológico, somente em caso de extra oral)

Download
Aviso Interno

Nesta sala somente pode permanecer um paciente por vez       

Download
Raios-X

Raio-X entrada restrita



Download
Vestimenta plumbífera

Vestimenta plumbífera



Download

Documentos para consulta e download