... ...
O que é o PRS

O PRS é o Programa de Radioproteção em Saúde, responsável pela avaliação dos parâmetros técnicos de qualidade, relacionados às doses de radiação utilizadas nos procedimentos de radiodiagnóstico médico, veterinário e odontológico realizados em instituições de saúde pública e privada. O Programa visa a redução da dose da radiação pelo emprego de técnicas referenciadas na legislação e em estudos acadêmicos atuais.

O Programa é executado pelo Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ, que desenvolveu ao longo de 20 anos do Programa uma expertise própria de atuação, e que periodicamente passa por revisão nos aspectos técnico e operacional.

Equipamentos de odontologia, tomografia, mamografia, raios X geral, hemodinâmica e arco cirúrgico, ou outros de radiação ionizante usados em saúde diagnóstica devem passar pela vistoria com intervalo de dois anos. Pela vistoria é feito um levantamento de questões técnicas e ambientais decorrentes da presença do equipamento. Devem ser submetidos à vistoria equipamentos fixos ou móveis, mesmo se instalados em veículos.